Está marcado: dia 31 de janeiro de 2013, às 19:30, no Teatro Municipal Cacilda Becker, em Pirassununga/SP. Neste dia, horário e local acontecerá um processo chamado Escuta Cultural. que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga e responde à crescente organização de artistas, agentes e produtores culturais, e muitos outros cidadãos pirassununguenses empenhados na criação de uma sólida e democrática política cultural para a cidade.

Ao que tudo indica, a escuta cultural consistirá num processo de levantamento da demanda desses diversos atores culturais da cidade tendo em vista a formação de um conselho de política cultural na cidade e a necessária transformação do modo como se conduz a política cultural na cidade (de modo personalista, politiqueiro e nada democrático). Ou seja, estamos em vias de constituir políticas públicas em Pirassununga no que diz respeito à cultura.

É importante destacar a participação popular nesse processo. Desde o início de 2011 constituiu-se na cidade um espaço para discutir e pensar em meios de promover a democratização da cultura por aqui. Artistas, estudantes, professores, bibliotecários, produtores e agentes culturais das mais diversas áreas tem participado do processo que culminou com a entrega de uma carta aos candidatos que concorreram ao cargo de prefeito na última eleição. Este fórum foi denominado ATITUDE – Há cultura em Pirassununga.

Desde que assumiu a pasta, o secretário Kleber Gabriel tem mantido diálogo com este fórum. Embora a secretaria ainda não tenha fornecido informações detalhadas sobre o evento do dia 31, foi informados na última reunião que deverão ser realizados dois procedimentos: uma apresentação geral do estado das políticas culturais no Brasil contemporâneo, seguida de uma dinâmica que agrupará as pessoas de acordo com as áreas em que estão engajadas (teatro, música, dança, audiovisual, etc). Não se sabe também como será divulgado o resultado do processo.

Agora é o momento de articularmos o máximo de pessoas interessadas na democratização da cultura em nossa cidade. Basta convidar qualquer pessoa que tenha vontade de falar sobre a falta que faz um cinema na cidade;sobre o quanto queremos cursos de teatro, dança, pintura, etc em cada bairro; sobre como é triste ver as construções antigas de nossa cidade sendo destruídas; etc. etc. etc.

Lembrando: Escuta Cultural. Dia 31/01. Horário 19:30. Local Teatro Cacilda Becker. Aberto a toda a comunidade.

O grupo ATITUDE mantém um grupo no Facebook, que pode ser acessado clicando AQUI.

Imagem

Acompanhe as discussões, as datas dos encontros, além de compartilhar informações sobre editais, trocar experiências, etc.

 

Matéria no Jornal O Movimento com a entrega da carta aos candidatos
Atitude O Movimento

Matéria no Jornal JC Regional com a entrega da carta aos candidatos
atitude  JC

(Agradeço ao Reinaldo Facchini pelas imagens)

Anúncios